sexta-feira, 15 de junho de 2012

Contextualizando a mudança


Unidade III
Atividade 3.1 
reflexão sobre o descompasso entre a cultura cotidiana dos alunos e a práica pedagógicanas escolas

Aquela famosa pergunta dos alunos sintetiza bem essa discussão. “Por que eu tenho que aprender isso?” essa pergunta discorre sobre a inexistência de sentido naquele conteúdo que ele aprende, não sabe como usar e aproveitar na prática de sua vida. Pra ele nada disso faz sentido no cotidiano. A teoria não converge com a prática. Muitas vezes, os professores se sentem impotentes para responder aos questionamentos dos alunos. A aula expositiva ainda resiste ao tempo da informação e alguns professores pensam que estão nos anos 70, quando a sua tarefa era ir a biblioteca, pesquisar determinados assuntos e posteriormente despejar informações para os alunos. Estes que vivem no século XXI, não compreendem o estilo século XX e a escola cai na obsolescência, perde o sentido. Nós, professores, temos que aprender que as informações vêm de todos os lados, nosso mundo está interligado, e por mais que nos esforcemos, não vamos conseguir surpreendê-los tão facilmente. Nosso papel é outro, ensiná-los, ou melhor, orientá-los no desbravamento desse oceano de imagens, notícias, textos. A teoria não converge com a prática porque em casa ele está conectado com o mundo via redes sociais e na escola querem que ele fique em uma sala por quatro horas sentado e ouvindo algo que ele pode (sendo instruído para isso) pesquisar em alguns minutos. Nesse sentido, a pedagogia de projetos tem tido muito sucesso, pois o professor dá a liberdade para que o aluno faça, busque, discuta, tome decisões, execute, tenha sucesso ou se frustre, mas ele é o sujeito do processo, o produto é fruto do seu esforço, da suas idéias e decisões. Quando ele participa desse processo, está sendo preparado para a vida, sabendo que tem responsabilidades, que é capaz de realizar algo, deixa de ser sujeito passivo e desacreditado.

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