segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Atividade 4.5 documento multimídia


Atividade 4.3 TICs na Educação


Mídia-educação no contexto escolar? Mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas  escolas de ensino fundamental em Florianópolis.
Silvio da Costa
UFSC
O texto de Silvio da Costa nos mostra uma realidade em Florianópolis muito parecida com a nossa do Mato Grosso do Sul, ou seja reflete aspectos gerais do uso das TICs na educação brasileira partindo da especificidade de uma região até chegar na generalidade do país, é óbvio que peculiaridades existem e continuarão a existir.
O autor disserta que a oferta de recursos tecnológicos nas escolas deixou de ser um problema, pois quase a totalidade das escolas tem recursos como computadores, televisores, DVDs e Internet (isso deve variar nas regiões mais distantes). O grande problema acontece no uso dos recursos, em que os professores são pouco capacitados e não conseguem estimular a criação dos alunos, para que usando tais recursos estes, criem algo novo e útil para a aprendizagem. Sendo assim, as aulas que envolvem as TICs servem apenas como meio de aquisição de conhecimentos técnicos de informática entre outros.
Por fim, o autor conclui que falta ultrapassar a linha do uso simplificado para um uso reflexivo e expressivo dos recursos tecnológicos e midiáticos.

domingo, 19 de agosto de 2012

Atividade 4.2 TICs

O portal do professor é muito interessante para o planejamento de aulas, recursos diversos de mídias e aulas proporcionam ao professor um banco de dados para o professor que tem como objetivo a diversificação de suas aulas. Infelizmente, essa ferramenta é pouco utilizada no Brasil, sendo mais usado em outros países que falam a língua portuguesa. Portanto, não basta ter o recurso temos de utilizá-lo.
Atividade 4.1 TICs

"a arte que usa a tecnologia digital na forma de processo (meio) e/ou produto (resultado)”

“as tecnologias como ferramenta ao serviço do engenho criativo artístico, ou seja, como motor para a criação de novas formas de arte (maior) seja ao nível dos processos ou dos  produtos."

O processamento da informação através da exploração da sua expressividade visual, auditiva, táctil e imersiva, que hoje se denominam tecnologias do multimédia interactivo, têm vindo a abrir novas necessidades de formação, específicas em termos das tecnologias.”
O Artista Digital
Deverá ser capaz de conjugar conhecimentos profundos ao nível da: computação gráfica, som e música digitais, realidade virtual, aumentada e mista, visão por computador, entre outras e da sua exploração conjunta com técnicas de expressão artística, para gerar novas aplicações, produtos e narrativas e experiências estéticas, nas áreas da indústrias do multimédia, da educação e entretenimento, e expressão cultural.

Não vou discutir o conceito de arte, pois não estou habilitado para isso. Penso como o senso comum que define arte como algo extraordinário que impressiona as pessoas e transcende a realidade material ou das idéias, é uma grande capacidade de CRIAR que poucos tem.. A arte digital é produzida com as tecnologias como ferramenta no processo  criativo, assim como na educação não é a tecnologia que determina o aprendizado ou a obra( na arte)  e sim O artista que se utiliza da tecnologia para ser Produzir a obra  em  sua essência.