Mídia-educação no contexto escolar? Mapeamento crítico dos
trabalhos realizados nas escolas de
ensino fundamental em Florianópolis.
Silvio da Costa
UFSC
O texto de Silvio da Costa nos mostra uma realidade em
Florianópolis muito parecida com a nossa do Mato Grosso do Sul, ou seja reflete
aspectos gerais do uso das TICs na educação brasileira partindo da
especificidade de uma região até chegar na generalidade do país, é óbvio que
peculiaridades existem e continuarão a existir.
O autor disserta que a oferta de recursos tecnológicos nas
escolas deixou de ser um problema, pois quase a totalidade das escolas tem
recursos como computadores, televisores, DVDs e Internet (isso deve variar nas
regiões mais distantes). O grande problema acontece no uso dos recursos, em que
os professores são pouco capacitados e não conseguem estimular a criação dos
alunos, para que usando tais recursos estes, criem algo novo e útil para a
aprendizagem. Sendo assim, as aulas que envolvem as TICs servem apenas como
meio de aquisição de conhecimentos técnicos de informática entre outros.
Por fim, o autor conclui que falta ultrapassar a linha do
uso simplificado para um uso reflexivo e expressivo dos recursos tecnológicos e
midiáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário