segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Atividade 4.3 TICs na Educação


Mídia-educação no contexto escolar? Mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas  escolas de ensino fundamental em Florianópolis.
Silvio da Costa
UFSC
O texto de Silvio da Costa nos mostra uma realidade em Florianópolis muito parecida com a nossa do Mato Grosso do Sul, ou seja reflete aspectos gerais do uso das TICs na educação brasileira partindo da especificidade de uma região até chegar na generalidade do país, é óbvio que peculiaridades existem e continuarão a existir.
O autor disserta que a oferta de recursos tecnológicos nas escolas deixou de ser um problema, pois quase a totalidade das escolas tem recursos como computadores, televisores, DVDs e Internet (isso deve variar nas regiões mais distantes). O grande problema acontece no uso dos recursos, em que os professores são pouco capacitados e não conseguem estimular a criação dos alunos, para que usando tais recursos estes, criem algo novo e útil para a aprendizagem. Sendo assim, as aulas que envolvem as TICs servem apenas como meio de aquisição de conhecimentos técnicos de informática entre outros.
Por fim, o autor conclui que falta ultrapassar a linha do uso simplificado para um uso reflexivo e expressivo dos recursos tecnológicos e midiáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário